sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Você sabe porque comemora o aniversário da cultura?


12 de Novembro e o HIP HOP! (Leia tudo)!




''Dia 12 de novembro comemora-se o aniversário da Universal Zulu Nation (UZN), organização nascida em 12 de novembro de 1973 pelas mãos do DJ Afrika Bambaataa e uma das maiores responsáveis pela manutenção e difusão da Cultura Hip Hop e de seus elementos.


A UZN e a maioria de seus membros considera que o Hip Hop "nasceu" simbolicamente, na mesma data (12 de novembro), mas um ano depois do nascimento da UZN, ou seja, em 1974.

Assim, em 2016 a UZN comemora os 43 anos de seu nascimento e 42 anos de Cultura Hip Hop. Assim, a Cultura Hip Hop seria exatamente um ano mais nova que a UZN.

Apesar disso, outros Hip Hoppers consideram que 12 de novembro é apenas o aniversário da UZN ao passo que o aniversário da Cultura Hip Hop seria no dia 11 de agosto por causa da lendária festa do DJ Kool Herc em 11 de agosto de 1973 na Avenida Sedgwick, 1520 no Bronx (antes da criação da própria UZN e data em que Afrika Bambaata estava na África e não em NYC). 
Esta data (12/08/1973) é inclusive reconhecida pelo Estado de Nova Iorque e pela maioria dos pioneiros nova iorquinos como sendo a data de aniversário da Cultura Hip Hop, razão pela qual em agosto 2013, ocorreu uma grande celebração dos 40 anos da Cultura Hip Hop no Central Park em NYC com presença de grandes ícones da Cultura Hip Hop, tais como Rakim, Marley Marl, Big Daddy Kane, Coke La Rock, Roxanne Shante entre tantos outros. Além deste concerto, houve um grande evento no 5 Pointz, point ícone do Graffiti mundial hoje não mais existente, com homenagens feitas por grandes ícones do Graffiti tais como a lendária Tats Cru.

É óbvio que uma cultura inteira não nasce em apenas um dia, nem no dia 12 de novembro de 1974 por escolha da Zulu Nation e nem em 11 de agosto de 1973 com a festa do Kool Herc que uniu os diversos elementos da Cultura Hip Hop.

Qualquer das duas datas é apenas simbólica, mas nossos estudos nos levam a crer que 11 de agosto de 1973 é a data que melhor representa o nascimento da Cultura Hip Hop.

Independentemente disso, cada um que escolha uma data (ou as duas) e comemore o aniversário de nossa Cultura Hip Hop quando quiser, porque pra nós, o ideal é "Hip Hop every day, all day long!" (Hip Hop todo dia, o dia todo!)! :D

Pra mim hoje, feliz aniversário à Universal Zulu Nation e obrigado à entidade e vários de seus lendários membros por trazer e manter a Cultura Hip Hop até nós e até os dias de hoje!

Peace yall!''

JASPION - True School Crew - UZN - Brasil True School

Jaspion é um grande parceiro do nosso coletivo e compartilhamos de algumas ideias dele que são resultado de muita pesquisa e correrio na cultura, obrigado Jaspion por partilhar conosco mais uma vez esse conhecimento.

Nest Panos Hip Hop Support Store, mais que uma loja, um coletivo em prol do Hip Hop

Um comentário:

Unknown disse...

Satisfação, irmãos, obrigado por partilhar esse entendimento conosco.
Ubuntu, e muita luz!